domingo, 4 de janeiro de 2015

Arquivando ideias de Maria Ivone Gaspar

"No Grand Larrousse Encyclopédique poderá ler-se, a propósito de sistema: “reunião de princípios coordenados de modo a formar um todo científico ou um corpo de doutrina (…) ou combinação de processos destinados a produzir um resultado”.
Para Gaspar (1996:122) “um sistema é um conjunto organizado e coerente de áreas que o compõem, de práticas, de métodos e de estruturas, de acordo com uma concepção ou uma determinada doutrina, com vista a fins elaborados em função das necessidades de indivíduos ou da colectividade.”
Parece tornar-se evidente que todo o sistema, como a própria palavra indica, resulta da configuração dos elementos que o suportam e da interligação das funções que desempenha.
Importará recordar que segundo Condillac “um sistema não é outra coisa além da disposição das diferentes partes de uma arte ou de uma ciência segundo uma ordem em que elas se sustentam mutuamente”.
A expressão “Sistema Educativo” aparece no discurso comum, muitas vezes, em paralelo com outras duas expressões: “Sistema de Ensino” e “Sistema de Instrução”. Embora as palavras ensino e instrução sejam frequentemente utilizadas como sinónimas, elas têm, de facto, o mesmo referente, ainda que o apropriem em grau distinto. Enquanto “ensinar” acentua a transmissão de saberes, revela a preocupação com a aquisição de conhecimentos, sobrelevando algumas dimensões do ser humano mas tem subjacente o processo e o produto, “instruir” identifica-se com doutrinar, esclarecer, admitindo como preocupação única o produto – há, contudo, entre estes dois conceitos alguma cumplicidade de significância. “Educar” tem um sentido mais abrangente pois inclui o prestar atenção ao ensino e à aprendizagem e privilegia não só a aquisição de saberes mas também a aquisição e o desenvolvimento de aptidões e competências; acentua a preocupação pelo processo e pelo produto como consequente do binómio ensinar/aprender."


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