domingo, 4 de janeiro de 2015

Arquivando ideias de José Machado de Lemos

"O IE é composto por dois indicadores que podem ser caracterizados da seguinte forma:
Primeiro, a percentagem da população que está nos vários níveis do sistema educativo, onde a situação ideal seria que todos os indivíduos com idade compreendida entre os sete e os 22 anos estivessem dentro do sistema. Segundo, a percentagem de indivíduos com mais de 15 anos que são alfabetizados. Isto é que saibam pelo menos comunicar num código verbal, aqui fundamentalmente pela escrita (PNUD, 2007).
Podemos encontrar várias formas de obter informações sobre os sistemas educativos: através da quantidade das instalações escolares; da qualidade dessas instalações; do número de alunos por escola; do rácio professor alunos; da percentagem do Produto Interno Bruto (PIB) gasta na educação; dos níveis de retenção; dos níveis de abandono escolar; da qualidade das escolas e universidades; da qualidade dos professores; da formação dos professores, e outras. 
Na abordagem dos sistemas educativos a nível mundial, depara-mo-nos actualmente com duas correntes mais ou menos distintas. Uma corrente, descrita por autores como Azevedo (2000) e Teodoro (2001b), que afirma haver uma tendência para os sistemas educativos actualmente estarem a uniformizar-se devido ao contexto da globalização. Há nos dias de hoje uma comunicação muito fácil entre todos os países e todos querem fazer o melhor no âmbito do seu sistema educativo. Isto leva a que haja um movimento de aproximação e dá origem a que todos comecem a ficar parecidos. Outra abordagem, que é defendida por Dale (2000), diz que cada sistema tem a sua especificidade e independência e que portanto as suas características são muito diferentes de uns para outros. Dependem da sua cultura, do seu desenvolvimento económico e da importância que a sociedade dá à educação." 

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