terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A Avaliação dos Sistemas Educativos nos países da União Eupeia

É possível definir três grandes modelos de avaliação: inglês, francês e finlandês.
No sistema inglês foram criados dois organismos para a regulação da avaliação. É um modelo descentralizado no qual a concorrência entre os estabelecimentos de ensino é encorajada pela livre escolha dos encarregados de educação. Fortemente regulamentado pela avaliação, é um sistema cuja avaliação é elogiada internacionalmente.
No caso francês o ministério encarregue da avaliação definiu duas estruturas: uma incide em avaliar profissionalmente os professores e assegura formações; outra avalia os estabelecimentos de educação e o funcionamento administrativo do ministério. Posteriormente há uma base estatística de ordem quantitativa, este sistema é antigo e reconhecido como um dos mais confiáveis da Europa.
O sistema finlandês é um modelo de sucesso. É um modelo muito elaborado, com avaliação em todos os níveis de ensino e dá muita relevância à auto avaliação. A grande autonomia concedida aos estabelecimentos escolares finlandeses fez-se acompanhar de uma avaliação externa que substituiu as normas legais no controle dos estabelecimentos.
Apesar da heterogeneidade educativa da Europa, demarcam-se algumas evoluções comuns: o desenvolvimento da pré-escolarização, o aumento e a feminilização da população estudantil, o envelhecimento do corpo docente, o aumento médio das despesas com a educação, a autonomia crescente dos estabelecimentos, a integração da informação nas práticas pedagógicas e a generalização da avaliação.
Os dezoito países da OCDE, as despesas com a educação representam, em média, mais de doze por cento das despesas públicas. A implementação dos processos de avaliação da escola constituiu uma das respostas definidas pelas autoridades políticas e pelos responsáveis dos sistemas educativos às exigências da corrente ideológica liberal no sentido de racionalizar a gestão dos sistemas educativos.
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