O conceito de estratégia nunca foi tão importante como nos dias de hoje. Em latus sensu, estratégia é a definição de grandes objectivos e linhas de acção estabelecidas a nível governamental ou a nível mais restrito.
Foram delineados três objectivos estratégicos para a construção da sociedade do conhecimento:
1º Aumentar a qualidade e a eficácia dos sistemas de educação e formação da U.E.
Este objectivo pretende sobretudo uma aposta na formação de professores e formadores com o objectivo de melhorar a educação, passando pela utilização de tecnologias mais complexas.
2º Facilitar o acesso de todos aos sistemas de educação e formação.
Objectivo em que se pretende desenvolver um ambiente de abertura à aprendizagem, tornando o processo de ensino aprendizagem mais atractivo e aliciante e ao alcance de todos de forma igualitária.
3ª Abrir ao mundo exterior os sistemas de educação e formação.
E assim reforçar as relações com o mundo do trabalho, a investigação e a sociedade, preparando os alunos para o mercado empresarial e para a conexão com o exterior.
Estes três objectivos são fundamentais para a construção da sociedade do conhecimento.
Directrizes emanadas pelo conselho europeu vieram reforçar a importância do desenvolvimento global da sociedade, mais especificamente dos estados membros e da necessidade de readaptar os sistemas de educação e formação de modo a atingir a proposta de:
- realização pessoal e desenvolvimento ao longo da vida;
- cidadania activa e a inclusão;
- empregabilidade.
Todas estas estratégias de nível europeu para a criação da sociedade do conhecimento, são tão simplesmente a uniformização de ideias estruturantes e estruturais exequíveis. Para isso haverá sempre a necessidade de uma boa articulação entre todas as hierarquias de aplicação desses princípios.
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